Dr. Bruno de Alvarenga

Quando consultar 1 Médico Clínico Geral?

Dr. Bruno de Alvarenga é clínico geral em Florianópolis

Clínico geral é o médico especialista em Clínica Médica e está habilitado a tratar diversas doenças clínicas (de resolução não cirúrgica) em humanos a partir dos 18 anos.

A Clínica Médica é uma importante especialidade médica, voltada para o estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento clínico de doenças não-cirúrgicas, não ginecológicas e não obstétricas, e apenas em adultos. Pode acompanhar pacientes em clínicas, hospitais, unidades de emergência, unidades básicas de saúde, empresas e em domicílio.
Quer saber quando procurar um clínico geral? Leia o artigo e saiba qual é o momento ideal para se consultar com esse especialista.

Quem é o Médico Clínico geral?

Este médico, popularmente chamado de médico clínico, é especializado em Clínica Médica.
Ele avalia, previne e trata doenças clínicas (não cirúrgicas, não obstétricas , não ginecológicas) em pacientes com 18 anos ou mais.
O médico Clínico Geral atende queixas gastrointestinais, cardiológicas, respiratórias, musculares e todas as outras que não exigem procedimentos cirúrgicos podem ser tratadas pela clínica médica. Se você tiver uma dor de cabeça, o clínico geral é uma opção tanto quanto o neurologista.

Queixas como “dor no peito, asma e diabetes” podem ser conduzidas pelo clínico geral.
O médico especialista em clínica médica também pode contribuir na manutenção da saúde do paciente, através de orientações, incentivo à atividade física e do gerenciamento do peso e dieta adequada. Ele é apto a oferecer orientações sobre uma alimentação balanceada e funcional, capaz de otimizar o funcionamento cardiovascular e também o digestivo. Inclusive clínica médica é pré requisito para especialidade de nutrologia.

Como encontrar um clínico geral perto de mim?

O Dr.  Bruno de Alvarenga é médico clínico geral e também cardiologista e atende em Florianópolis. 

O médico clínico geral cuida de quê?

Você deve consultar com um clínico geral quando a apresentar as seguintes queixas:

  1. Hipertensão
  2. Diabetes
  3. Desregulação nos níveis de colesterol
  4. Micoses de pele
  5. Alergias
  6. Infecção pulmonar
  7. Problemas na tireoide
  8. Depressão
  9. Transtornos de ansiedade
  10. Alteração do padrão intestinal
  11. Anemias
  12. Dor de cabeça
  13. Náuseas ou enjoos
  14. Vômitos
  15. Tonturas

 

Se você tem algum desses sintomas, agende uma consulta:

Como ter certeza de que realmente está consultando com um médico Clínico geral?

  • Clínico geral: é o profissional que se formou na faculdade de Medicina, fez uma especialização de dois anos em Clínica Médica (também chamada de medicina interna) e tirou o registro da especialidade pelo Conselho Regional de Medicina (CRM). Atua com foco no paciente adulto e, além da atenção básica, também está apto a trabalhar dentro de hospitais.

 

  • Generalista: é todo profissional que se formou na faculdade de Medicina e é autorizado a atuar pelo CRM. Pode exercer a profissão em qualquer área, mas precisa fazer uma especialização para se intitular de algum campo específico.

 

  • Médico da família: é o profissional que se formou na faculdade de Medicina, fez uma especialização de dois anos em Medicina da Família e Comunidade e tirou o registro pelo CRM. Além do paciente adulto, também trata crianças e gestantes, mas é mais focado na atenção básica.
    Que, na verdade, é o médico que trata as doenças de curso clínico em adultos.

Quais doenças o Médico Clínico Geral trata?

Esse especialista pode tratar pressão alta, diabetes, distúrbios intestinais e da tireoide, asma e dores musculares e de cabeça. Confira as principais motivos de consulta com clínico geral:

  • Hipertensão Arterial. Também conhecida popularmente como “ pressão alta”. A hipertensão apresenta o aumento da pressão arterial, atrapalhando o bom funcionamento do coração. Estando ligada à falta de exercícios físicos, alimentação baseada em gorduras industrializadas e consumo excessivo de sal, ou como consequência de outras doenças. Por isso, seu tratamento pode incluir remédios prescritos pelo cardiologista, mudança de hábitos – como alimentação mais saudável e prática contínua de exercícios físicos.

 

  • Dislipidemia. Popularmente conhecida por colesterol alto, acontece quando a pessoa não pratica atividade física, não dorme bem, fuma ou faz consumo excessivo de produtos alimenticios com alto teor de gordura, carboidratos refinados e açucar.

 

  • Diabetes Mellitus. É uma doença causada pela baixa produção ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose(açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo. O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.

 

  • Hipotireoidismo. O hipotireoidismo é um problema na tireoide (glândula que regula a função de órgãos importantes como o coração, o cérebro, o fígado e os rins), que se caracteriza pela queda na produção dos hormônios tireoidianos.

 

  • Obesidade: A obesidade é uma doença crônica, que se caracteriza principalmente pelo acúmulo excessivo de gordura corporal.

    A obesidade traz consequências para diferentes pontos da saúde do paciente. O acúmulo de gordura no organismo aumenta o risco de doenças como: Hipertensão arterial; Aumento do colesterol e triglicérides; Diabetes; Apneia do sono; Acúmulo de gordura no fígado; Infarto do miocárdio e Acidente vascular cerebral.

 

  • Doenças infecciosas causadas por bactérias, vírus e parasitas: gripes, resfriados, dengue, pneumonia, infecção de via urinária, erisipela, gastroenterites, parasitoses, verminoses etc. O médico clínico geral está habilitado a realizar o atendimento de qualquer uma destas condições.

 

  • Alergia: As queixas de alergia ocorrem porque o sistema imunológico confunde alguma substância inofensiva com um invasor e, diante desta exposição ao fator alergênico, o organismo libera uma reação histamínica que causa os sintomas.

 

  • Sequelas decorrente de algum acidente ou doença aguda viral (exemplo: Síndrome Pos-Spike)

Principais queixas que os pacientes relatam ao Médico Clínico Geral

Geralmente os paciente podem apresentar ao médico clínico geral queixas como:

  1. Cansaço
  2. Adinamia (falta de iniciativa)
  3. Pele seca e fria
  4. Diminuição da frequência cardíaca
  5. Decréscimo da atividade cerebral
  6. Voz mais grossa como a de um disco em baixa rotação
  7. Mixedema (inchaço duro)
  8. Diminuição do apetite
  9. Sonolência
  10. Reflexos mais vagarosos
  11. Intolerância ao frio
  12. Alterações menstruais e na potência e libido dos homens
  13. Alterações Digestivas (Diarreia, azia, Prisão de ventre, gastrite, gases, gordura visceral)
  14. Infecciosas (Gripe, Pneumonia, infecção urinária, amigdalite, sinusite, erisipela)
  15. Álgicas (dor de cabeça, dor pós-treino, dor lombar, dor torácica, cólica abdominal)
  16. Psiquiatricas (Estresse, Desanimo, Ansiedade e Depressão)
  17. Problemas comportamentais (Noites mal dormidas, Falta de exercícios físicos, Tabagismo, Uso excessivo de álcool e Obesidade)
  18. Alérgicas
  19. Nutricionais (Anemia ferropriva, Hipovitaminoses, deficiência minerais, sarcopenia, dislipidemia e síndrome metabólica)

O foco desta especialidade está no tratamento não cirúrgico de adultos, desde o final da adolescência até o fim da vida.

Como são realizadas as consultas com médico Clínico Geral?

Como o leque de doenças tratadas pelo médico clínico é amplo, tende a demorar mais tempo para consultar um médico de outras especialidades. Cada profissional tem seu método de condução, mas na maioria das vezes ele é dividido em três etapas:

  • Anamnese (Conversa): Nesta primeira fase, o seu médico irá avaliar os exames apresentados (caso existam) e colocar-lhe algumas questões. por favor, não se preocupe. Isso é conhecer a rotina diária do paciente e avaliar todas as condições de saúde que antecederam o diagnóstico. Alguns exemplos:
    que remédio você está tomando? Você tem alergia? Qual é a história da sua família, como dormir bem? você se exercita como está seu intestino? cabeça dói? Você está com tosse? etc.

 

  • Exame físico: Na segunda etapa, o médico de cuidados primários avalia todos os sistemas do corpo relevantes para a condição imediata. Esta parte já está mais direcionada, mas alguns elementos são essenciais: Como verifique a pressão arterial, auscultar coração e pulmão, exame do abdome, etc.

 

  • Diagnostico: Depois de coletar a história e realizar o exame físico, o especialista explica à pessoa as possíveis causas desses sintomas. A partir daí, ele desenvolve um plano de cuidados que inclui prescrição de medicamentos, solicitação de novos exames, recomendação de internação, encaminhamento para pronto-socorro e muito mais. Nesta fase, é importante compartilhar todas as decisões com o paciente.

Quando procurar o Clínico geral?

O médico clínico deve ser consultado toda vez que o indivíduo se deparar com algum dos sintomas mencionados ou para fazer um check-up.
Qualquer queixa nesse sentido é motivo para consultar, a fim de que ele faça uma investigação diagnóstica e oriente o melhor tratamento para a condição do paciente.

 

O Dr. Bruno de Alvarenga é clínico geral e cardiologista e pode lhe auxiliar.

No momento realizamos atendimentos particulares no Consultório Saúde Integrativa, no bairro Campeche, em Florianópolis.

 

 

Quer saber mais sobre o assunto? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto.

drbrunodealvarenga #clinicogeral #consultóriosaudeintegrativa #florianopolis #sc #cardiologistafloripa #cardiologistaflorianopolis

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *