Dr. Bruno de Alvarenga

Imagem ilustrando a atuação integrada da medicina funcional integrativa

Avaliação de risco cirúrgico com Cardiologista: Quando fazer?

Quem é candidato(a) a uma avaliação cardiológica pré-operatória?

É importante realizar um exame completo do paciente antes da cirurgia para identificar possíveis complicações e garantir o sucesso da cirurgia. A avaliação de risco de cirurgia cardíaca (pré-operatória) é utilizada para avaliar a função cardíaca de um paciente, identificar condições que possam colocar o paciente em risco durante ou após a cirurgia e preparar a equipe para possíveis complicações. .

Quando fazer a avaliação cardiológica pré-operatória:

Os testes cardíacos pré-operatórios devem ser realizados antes de qualquer cirurgia de grande porte que afete diretamente o coração ou o sistema circulatório, como a correção de aneurisma da aorta.

Os procedimentos abdominais, ortopédicos e cosméticos devem ser avaliados individualmente por um cardiologista para avaliar os riscos associados à realização de cada procedimento, especificando os exames necessários para cada tipo de paciente e cada procedimento.

Existem riscos inerentes envolvidos na realização de qualquer tipo de cirurgia (por exemplo, a cirurgia de prótese de quadril ou a cirurgia de bariátrica apresentam riscos cardiovasculares muito mais elevados do que a cirurgia de implante de silicone nas mamas ou estética do nariz ou das orelhas).

É responsabilidade do cardiologista determinar os riscos da cirurgia e os riscos para o paciente. próprio risco (novamente, pacientes mais velhos que tiveram um ataque cardíaco no passado correm um risco significativamente maior do que pacientes mais jovens sem doença prévia).

Extratificação de risco e Otimização do manejo clínico

Após esta análise, o médico cardiologista solicitará os exames necessários para determinar os riscos em cada caso, e também otimizará a medicação para reduzir ao máximo as complicações que o procedimento possa causar ao paciente. Por exemplo, se um médico determinar que uma cirurgia representa um alto risco para um paciente, ele poderá reservar um leito de unidade de terapia intensiva para o período pós-operatório e prescrever certos medicamentos durante a cirurgia para reduzir o risco de complicações.

Rastreio pré-operatório conforme maior risco cardiovascular

Cada caso é avaliado individualmente (Cirurgia proposta Vs. estado de saúde do paciente no momento da avaliação).

Na maioria dos casos, os seguintes testes são suficientes.

• Exame clínico completo – história do paciente e exame físico – (pergunta como a capacidade do paciente de subir escadas pode prever se a cirurgia planejada pode ser realizada)

• Função renal

• Eletrocardiograma

• Radiografia de tórax

Lembramos sempre que cada caso é individual!

Cada caso é avaliado de forma personalizada!

Meu médico não pediu nenhum exame na avaliação de risco cirúrgico, e agora?

Pode ficar calmo quanto a isso, pois é completamente normal e alguns procedimentos não requerem testes adicionais, sendo a cirurgia de catarata um exemplo. Tenha cuidado mesmo com operações de baixo risco, como: Alguns procedimentos, como catarata e procedimentos dermatológicos, requerem atenção individualizada quanto ao uso continuado de medicamentos.

Se você tem pressão alta, diabetes ou está tomando medicamentos para afinar o sangue (AAS, varfarina, ou algum outro anticoagulante ou antiplaquetário), pergunte ao seu médico se você deve parar ou continuar tomando o medicamento. Finalmente, a avaliação cardíaca pré-operatória é uma parte importante da preparação cirúrgica e ajuda a garantir a saúde do paciente durante e após a cirurgia. 

E caso você estiver planejando uma cirurgia, converse com seu médico sobre a necessidade de uma avaliação cardíaca pré-operatória e siga todas as recomendações para garantir o sucesso da cirurgia.

A prevenção sempre é o melhor remédio!

#drbrunodealvarenga #cardiologista #avaliaçaodoriscocirurgico #preoperatorio #consultorioparticular #florianopolis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *