Quando consultar 1 Médico Clínico Geral?
Clínico geral é o médico especialista em Clínica Médica e está habilitado a tratar diversas doenças clínicas (de resolução não cirúrgica) em humanos a partir dos 18 anos.
A Clínica Médica é uma importante especialidade médica, voltada para o estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento clínico de doenças não-cirúrgicas, não ginecológicas e não obstétricas, e apenas em adultos. Pode acompanhar pacientes em clínicas, hospitais, unidades de emergência, unidades básicas de saúde, empresas e em domicílio.
Quer saber quando procurar um clínico geral? Leia o artigo e saiba qual é o momento ideal para se consultar com esse especialista.
Quem é o Médico Clínico geral?
Este médico, popularmente chamado de médico clínico, é especializado em Clínica Médica.
Ele avalia, previne e trata doenças clínicas (não cirúrgicas, não obstétricas , não ginecológicas) em pacientes com 18 anos ou mais.
O médico Clínico Geral atende queixas gastrointestinais, cardiológicas, respiratórias, musculares e todas as outras que não exigem procedimentos cirúrgicos podem ser tratadas pela clínica médica. Se você tiver uma dor de cabeça, o clínico geral é uma opção tanto quanto o neurologista.
Queixas como “dor no peito, asma e diabetes” podem ser conduzidas pelo clínico geral.
O médico especialista em clínica médica também pode contribuir na manutenção da saúde do paciente, através de orientações, incentivo à atividade física e do gerenciamento do peso e dieta adequada. Ele é apto a oferecer orientações sobre uma alimentação balanceada e funcional, capaz de otimizar o funcionamento cardiovascular e também o digestivo. Inclusive clínica médica é pré requisito para especialidade de nutrologia.
Como encontrar um clínico geral perto de mim?
O Dr. Bruno de Alvarenga é médico clínico geral e também cardiologista e atende em Florianópolis.
O médico clínico geral cuida de quê?
Você deve consultar com um clínico geral quando a apresentar as seguintes queixas:
- Hipertensão
- Diabetes
- Desregulação nos níveis de colesterol
- Micoses de pele
- Alergias
- Infecção pulmonar
- Problemas na tireoide
- Depressão
- Transtornos de ansiedade
- Alteração do padrão intestinal
- Anemias
- Dor de cabeça
- Náuseas ou enjoos
- Vômitos
- Tonturas
Se você tem algum desses sintomas, agende uma consulta:
Como ter certeza de que realmente está consultando com um médico Clínico geral?
- Clínico geral: é o profissional que se formou na faculdade de Medicina, fez uma especialização de dois anos em Clínica Médica (também chamada de medicina interna) e tirou o registro da especialidade pelo Conselho Regional de Medicina (CRM). Atua com foco no paciente adulto e, além da atenção básica, também está apto a trabalhar dentro de hospitais.
- Generalista: é todo profissional que se formou na faculdade de Medicina e é autorizado a atuar pelo CRM. Pode exercer a profissão em qualquer área, mas precisa fazer uma especialização para se intitular de algum campo específico.
- Médico da família: é o profissional que se formou na faculdade de Medicina, fez uma especialização de dois anos em Medicina da Família e Comunidade e tirou o registro pelo CRM. Além do paciente adulto, também trata crianças e gestantes, mas é mais focado na atenção básica.
Que, na verdade, é o médico que trata as doenças de curso clínico em adultos.
Quais doenças o Médico Clínico Geral trata?
Esse especialista pode tratar pressão alta, diabetes, distúrbios intestinais e da tireoide, asma e dores musculares e de cabeça. Confira as principais motivos de consulta com clínico geral:
- Hipertensão Arterial. Também conhecida popularmente como “ pressão alta”. A hipertensão apresenta o aumento da pressão arterial, atrapalhando o bom funcionamento do coração. Estando ligada à falta de exercícios físicos, alimentação baseada em gorduras industrializadas e consumo excessivo de sal, ou como consequência de outras doenças. Por isso, seu tratamento pode incluir remédios prescritos pelo cardiologista, mudança de hábitos – como alimentação mais saudável e prática contínua de exercícios físicos.
- Dislipidemia. Popularmente conhecida por colesterol alto, acontece quando a pessoa não pratica atividade física, não dorme bem, fuma ou faz consumo excessivo de produtos alimenticios com alto teor de gordura, carboidratos refinados e açucar.
- Diabetes Mellitus. É uma doença causada pela baixa produção ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose(açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo. O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.
- Hipotireoidismo. O hipotireoidismo é um problema na tireoide (glândula que regula a função de órgãos importantes como o coração, o cérebro, o fígado e os rins), que se caracteriza pela queda na produção dos hormônios tireoidianos.
- Obesidade: A obesidade é uma doença crônica, que se caracteriza principalmente pelo acúmulo excessivo de gordura corporal.
A obesidade traz consequências para diferentes pontos da saúde do paciente. O acúmulo de gordura no organismo aumenta o risco de doenças como: Hipertensão arterial; Aumento do colesterol e triglicérides; Diabetes; Apneia do sono; Acúmulo de gordura no fígado; Infarto do miocárdio e Acidente vascular cerebral.
- Doenças infecciosas causadas por bactérias, vírus e parasitas: gripes, resfriados, dengue, pneumonia, infecção de via urinária, erisipela, gastroenterites, parasitoses, verminoses etc. O médico clínico geral está habilitado a realizar o atendimento de qualquer uma destas condições.
- Alergia: As queixas de alergia ocorrem porque o sistema imunológico confunde alguma substância inofensiva com um invasor e, diante desta exposição ao fator alergênico, o organismo libera uma reação histamínica que causa os sintomas.
- Sequelas decorrente de algum acidente ou doença aguda viral (exemplo: Síndrome Pos-Spike)
Principais queixas que os pacientes relatam ao Médico Clínico Geral
Geralmente os paciente podem apresentar ao médico clínico geral queixas como:
- Cansaço
- Adinamia (falta de iniciativa)
- Pele seca e fria
- Diminuição da frequência cardíaca
- Decréscimo da atividade cerebral
- Voz mais grossa como a de um disco em baixa rotação
- Mixedema (inchaço duro)
- Diminuição do apetite
- Sonolência
- Reflexos mais vagarosos
- Intolerância ao frio
- Alterações menstruais e na potência e libido dos homens
- Alterações Digestivas (Diarreia, azia, Prisão de ventre, gastrite, gases, gordura visceral)
- Infecciosas (Gripe, Pneumonia, infecção urinária, amigdalite, sinusite, erisipela)
- Álgicas (dor de cabeça, dor pós-treino, dor lombar, dor torácica, cólica abdominal)
- Psiquiatricas (Estresse, Desanimo, Ansiedade e Depressão)
- Problemas comportamentais (Noites mal dormidas, Falta de exercícios físicos, Tabagismo, Uso excessivo de álcool e Obesidade)
- Alérgicas
- Nutricionais (Anemia ferropriva, Hipovitaminoses, deficiência minerais, sarcopenia, dislipidemia e síndrome metabólica)
O foco desta especialidade está no tratamento não cirúrgico de adultos, desde o final da adolescência até o fim da vida.
Como são realizadas as consultas com médico Clínico Geral?
Como o leque de doenças tratadas pelo médico clínico é amplo, tende a demorar mais tempo para consultar um médico de outras especialidades. Cada profissional tem seu método de condução, mas na maioria das vezes ele é dividido em três etapas:
- Anamnese (Conversa): Nesta primeira fase, o seu médico irá avaliar os exames apresentados (caso existam) e colocar-lhe algumas questões. por favor, não se preocupe. Isso é conhecer a rotina diária do paciente e avaliar todas as condições de saúde que antecederam o diagnóstico. Alguns exemplos:
que remédio você está tomando? Você tem alergia? Qual é a história da sua família, como dormir bem? você se exercita como está seu intestino? cabeça dói? Você está com tosse? etc.
- Exame físico: Na segunda etapa, o médico de cuidados primários avalia todos os sistemas do corpo relevantes para a condição imediata. Esta parte já está mais direcionada, mas alguns elementos são essenciais: Como verifique a pressão arterial, auscultar coração e pulmão, exame do abdome, etc.
- Diagnostico: Depois de coletar a história e realizar o exame físico, o especialista explica à pessoa as possíveis causas desses sintomas. A partir daí, ele desenvolve um plano de cuidados que inclui prescrição de medicamentos, solicitação de novos exames, recomendação de internação, encaminhamento para pronto-socorro e muito mais. Nesta fase, é importante compartilhar todas as decisões com o paciente.
Quando procurar o Clínico geral?
O médico clínico deve ser consultado toda vez que o indivíduo se deparar com algum dos sintomas mencionados ou para fazer um check-up.
Qualquer queixa nesse sentido é motivo para consultar, a fim de que ele faça uma investigação diagnóstica e oriente o melhor tratamento para a condição do paciente.
O Dr. Bruno de Alvarenga é clínico geral e cardiologista e pode lhe auxiliar.
No momento realizamos atendimentos particulares no Consultório Saúde Integrativa, no bairro Campeche, em Florianópolis.
Quer saber mais sobre o assunto? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto.
drbrunodealvarenga #clinicogeral #consultóriosaudeintegrativa #florianopolis #sc #cardiologistafloripa #cardiologistaflorianopolis