Cardiologista: Quando consultar?
Quem é o Médico Cardiologista?
Este médico, popularmente chamado de médico cardio, é especializado em cardiologia.
Ele avalia, previne e trata doenças do sistema cardiovascular.
Esse profissional cuida do coração e sistema circulatório. Ou seja, o médico Cardio é o médico que cuida do coração (ou médico especialista em coração, vasos e colesterol).
O médico especialista em coração também pode contribuir na manutenção da saúde do paciente, através da atividade física e do gerenciamento do peso e dieta adequada. Ele é apto a oferecer orientações sobre uma alimentação balanceada e funcional, capaz de otimizar o funcionamento cardiovascular e também o digestivo.
O Dr. Bruno de Alvarenga é médico cardiologista em Florianópolis.
Procura um Bom Cardiologista?
O Dr. Bruno é Cardiologista e Clínico Geral exerce a sua prática clínica utilizando-se de todo o arsenal terapêutico da Medicina Funcional Integrativa, atendendo a consultas particulares e personalizadas em Florianópolis. Além disso, o Dr. Bruno de Alvarenga atende a emergências cardiológicas, fazendo parte do corpo clínico do Instituto de Cardiologia de Santa Catarina, localizado na cidade de São José.
A Medicina Funcional Integrativa é a medicina que olha o indivíduo de uma forma completa, funcional, integral e, assim, torna a medicina novamente uma profissão humanizada, integrada e que a despeito da segmentação necessária através das diferentes especialidades e sub-especialidades, enxerga o indivíduo como um todo indivisível.
A capacitação em Medicina Funcional Integrativa pela Academia Brasileira de Medicina Funcional Integrativa com Dr. Victor Sorrentino, realizada ao longo de 2022, foi fundamental para ampliar a sua prática profissional e verdadeiramente otimizar a saúde dos pacientes com uma ampla gama de ferramentas e estratégias.
Ainda dentro da prática de Medicina Integrativa, o Dr. Bruno também realizou formação em Suplementação Avançada em Saúde Cardiovascular Integrativa, com o Cardiologista Dr. Tulio Sperb, com 100% de fundamentação em artigos e pesquisas dos maiores centros de estudos de cardiologia do planeta.
Veja depoimentos reais de pacientes que já consultaram com o Dr. Bruno de Alvarenga
Veja mais depoimentos:
Nosso perfil no Google: https://g.co/kgs/dm2dFa
Nosso perfil no Doctoralia: https://www.doctoralia.com.br/bruno-de-alvarenga/cardiologista-medico-clinico-geral/florianopolis
(Clique no link abaixo para agendar uma consulta)
O Médico Cardiologista cuida do quê?
Você deve fazer uma consulta com um cardiologista quando apresentar sintomas como:
- Dor no peito
- Dor forte no pescoço
- Dor na boca do estômago
- Desmaio
- Acordar por falta de ar
- Falta de ar que piora com esforço
- Pernas inchadas
- Sensação de cansaço constante
- Suor excessivo
- Tonturas
- Palpitação
- Pressão alta
- Pressão baixa
- Dor na nuca
- Náuseas ou enjoos
- Vômitos
Manifestações consideradas equivalente anginoso, termo médico referente aos sintomas que podem acontecer decorrente da falta aporte de sangue no coração, na ausência de dor no peito:
- Náuseas
- Vômitos
- Falta de ar
- Desmaio
- Queimação no estômago
- Fadiga
- Palpitação
A Doença Aterosclerótica Coronariana que se caracteriza pela obstrução total ou parcial das artérias acontece por aterosclerose (placas de gordura calcio celulas mortas) deve ser cuidadosamente analisados por esse médico.
Se você tem algum desses sintomas você tem que marcar uma consulta urgente:
Agende sua consulta agora. Clique abaixo:
Quais doenças o Médico Cardiologista trata?
Esse especialista pode tratar várias doenças no sistema cardiovascular. Confira as principais:
- Hipertensão Arterial: Popularmente conhecida como “ pressão alta”. A hipertensão apresenta o aumento da pressão arterial, atrapalhando o bom funcionamento do coração. Estando ligada à falta de exercícios físicos, alimentação baseada em gorduras industrializadas e consumo excessivo de sal, ou como consequência de outras doenças. Por isso, seu tratamento pode incluir remédios prescritos pelo cardiologista, mudança de hábitos – como alimentação mais saudável e prática contínua de exercícios físicos.
- Insuficiência cardíaca (IC). Popularmente conhecida por coração fraco/grande, pode ser uma consequência da pressão alta, tem como principal característica a dificuldade do coração em bombear sangue para o resto do corpo. Assim, pode variar entre leve, mediana ou grave. Seus sintomas podem incluir cansaço constante e que piora com esforços, inchaço nas pernas, tosse seca e falta de ar. Um cardiologista deve ser procurado para o tratamento adequado ao caso.
- Infarto: Também conhecido popularmente como ataque cardíaco, acontece quando há uma obstrução da passagem de sangue para o coração. Geralmente acontece por entupimento de artérias do coração por placas de gordura – em decorrência do acúmulo de colesterol “ruim” ao longo dos anos. Ao sofrer um infarto, o indivíduo deve recorrer à emergência e depois seguir com um acompanhamento bem detalhado do caso.
- Angina: É a dor no peito, provocada pela isquemia (falta de oxigenação) no coração. Pode acontecer quando o coração é submetido a um esforço extremo, passando quando cessa a causa do esforço, ou mesmo em repouso. Falta de ar, arritmia e cansaço são os sintomas mais comuns. Pode ser um indício de uma doença cardíaca mais séria, e a ocorrência frequente de angina predispõe o paciente a um futuro ataque cardíaco. Entre os fatores de risco, estão: Obesidade, Tabagismo, Hipertensão e Diabetes.
- Aterosclerose: É conhecida popularmente como “entupimento das artérias”. Ocorre quando as artérias que levam o sangue para o resto do corpo ficam estreitas e duras. Geralmente está associado ao envelhecimento do corpo, uma vez que as artérias, quando saudáveis, são flexíveis. Bloqueios causados por colesterol e gordura também podem levar à aterosclerose.
Os sintomas mais comuns são dores no peito ou na área onde ocorre o bloqueio da artéria, como cabeça ou membros, inferiores e superiores. Pode levar a um infarto.
Os fatores de risco incluem:
- Obesidade
- Sedentarismo
- Estresse
- Tabagismo
- Dislipidemia: Popularmente conhecida por colesterol alto, acontece quando a pessoa não pratica atividade física, não dorme bem, fuma ou faz consumo excessivo de produtos alimenticios com alto teor de gordura, carboidratos refinados e açucar.
- Arritmias: Popularmente conhecida como disritmia e ritmo irregular do coração, pode acontecer decorrente infarto, IC, Pressão alta, dentre outras. Elas podem cursar com batimentos irregulares ou não, batimentos lentos ou muito acelelarados e também podem estar associado a desmaio/ síncope (perda transitória da consciência).
- Endocardite: A endocardite é uma inflamação que atinge o endocárdio – o tecido mais/a camada mais interna do coração. Geralmente pode ser causada por fungos ou bactérias que chegam ao coração após cair na corrente sanguínea. Entretanto, não é sua única causa. Pode acontecer em decorrência de outras doenças também, como câncer e doenças autoimunes.
- Miocardite: Consiste na inflamação do músculo cardíaco, o famoso miocárdio, responsável direto pelo bombeamento de sangue para os órgãos. Este complexo trabalho do miocárdio de ejetar adequadamente o sangue oxigenado para o corpo todo é fundamental para a nutrição dos tecidos. Esta doença geralmente decorre de uma complicação de um processo infeccioso, sobretudo por vírus, que, ao atacar as células do coração, chamadas de miócitos, geram uma resposta inflamatória imediata do sistema imunológico.
- Pericardite: Pericardite é a inflamação do pericárdio (membrana serosa que envolve externamente o coração), geralmente com acúmulo de líquido no espaço pericárdico. Pode ser causada por muitos distúrbios (p. ex., infecção, infarto do miocárdio, trauma, tumores e distúrbios metabólicos), mas com frequência é idiopática.
Fatores de risco para doenças cardiovasculares que o Médico Cardiologista pode tratar
As ameaças que afligem o coração incluem o cuidado com a saúde mental, com o meio ambiente e com o corpo como um todo. Apesar da cardiologia ser uma especialidade da medicina, seu objeto de estudo faz parte de um todo que precisa ser visto como tal.
Por isso, as ameaças ao coração são, também, ameaças a um organismo inteiro. Algumas delas são:
- Estresse
- Ansiedade
- Noites mal dormidas
- Pessimismo
- Falta de exercícios físicos
- Poluição ambiental /Sonora
- Depressão
- Gripe e pneumonia
- Cansaço
- Tabagismo
- Uso excessivo de álcool
Quando devo procurar o Médico Cardiologista?
O médico cardiologista deve ser consultado toda vez que o indivíduo apresentar algum dos sintomas mencionados ou tiver suspeitas de doenças cardiovasculares.
Qualquer queixa nesse sentido é motivo para consultar, a fim de que ele faça uma investigação diagnóstica e oriente o melhor tratamento para a condição do paciente.
Quer saber mais sobre o assunto? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto.
Clique agora para Agendar consulta.
Cardiologista é o médico especialista em doenças do coração.
Cardiologista perto de mim?
O Dr Bruno de Alvarenga é Médico Cardiologista em Florianópolis. Atualmente atende consultório no bairro Campeche e faz parte da equipe de Cardiologia do Instituto de Cardiologia de Santa Catarina, este localizado na cidade de São José.
Quando se procura um cardiologista perto de mim avalia-se se ele atende em um bom hospital e a sua formação.
Melhor Cardiologista?
Dr. Bruno de Alvarenga é especialista em cardiologia desde março de 2021 após conclusão do Programa de Residência Médica de Cardiologia no Hospital Santa Isabel de Blumenau em Santa Catarina. O Dr. Bruno mora e atende em Florianópolis desde que terminou sua especialização em cardiologia e desde então acumula experiência no atendimento de emergências cardiológicas no Instituto de Cardiologia de Santa Catarina (ICSC-SC) e em atendimentos eletivos no consultório.
Cardiologistas, proporcionalmente às outras especialidades, não são poucos. Segundo a Associação Médica Brasileira é a oitava especialidade médica mais comum no Brasil.
A cardiologia é uma importante especialidade médica, voltada para o estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento clínico de doenças do coração e sistema circulatório. A palavra tem origem grega, da palavra kardia.
Vale destacar que, essa especialidade médica não se preocupa exclusivamente com problemas ligados a esses
Agende agora uma consulta com o Dr. Bruno de Alvarenga.
Quer saber quando procurar um cardiologista? Leia o artigo e saiba qual é o momento ideal para se consultar com esse especialista.